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Mais de 40% das profissionais sofrem com a síndrome no mercado de trabalho
Você já deve ter notado que um dos aspectos femininos mais elogiados é a capacidade de executar várias atividades ao mesmo tempo. As mulheres no mercado de trabalho costumam se desdobrar para responder e-mail, participar de reuniões, falar ao telefone e ainda concluir todas as demandas diárias. E quando o trabalho acaba, muitas embarcam na dupla jornada de ter que cuidar da casa, da família e dos filhos. Muitas vezes, sem qualquer tipo de apoio externo.
Há quem atribua essas características a uma disposição ou produtividade natural. Mas a realidade é bem diferente. De acordo com a pesquisa “Women in the Workplace 2021” (Mulheres no Mercado de Trabalho 2021), realizada pela McKinsey & Company em parceria com a ONG Lean In, 42% das mulheres ao redor do mundo apresentam sintomas característicos da síndrome de burnout.
Esse distúrbio psíquico é uma consequência da exaustão profissional e possui sintomas semelhantes aos de outras doenças psicológicas, como a ansiedade e a depressão. Quem sofre com o burnout, costuma apresentar alterações no apetite, dificuldades de concentração e negatividade constante, além de desenvolver insônia e sentimentos de fracasso e insegurança.
Por isso, é importante manter a saúde mental em dia para prevenir esse e outros problemas. Continue lendo este artigo que nós listamos seis hábitos que você pode adotar para ter uma rotina mais saudável no ambiente de trabalho!
Antes de começarmos, é preciso lembrar que é dever de toda empresa oferecer um ambiente acolhedor e confortável para todos. Isso inclui o respeito aos horários de trabalho e descanso, o combate a pressões desnecessárias e o incentivo a ações que promovem a saúde mental dos colaboradores.
Entretanto, independentemente de qual empresa ou mercado você trabalhe, é importante desenvolver suas próprias práticas e assumir o protagonismo no que diz respeito à sua saúde mental. Afinal de contas, nem sempre podemos determinar as escolhas dos outros, mas sempre podemos escolher como reagir a elas!
Vamos lá?
Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, é comum que muitas mulheres sintam-se obrigadas a irem além dos próprios limites para provar que merecem fazer parte da equipe. Entretanto, é preciso lembrar que essa prática pode acabar tendo o efeito contrário, já que quanto mais esgotada você estiver, menos produtiva você será.
Por isso, procure negociar os prazos sempre que possível ou pergunte se existe a possibilidade de dividir a demanda com alguém. Caso haja espaço para isso, tente, também, explicar de forma prática e concisa o tempo padrão para a conclusão de determinada tarefa. Por exemplo, se a tarefa leva dois dias para ser concluída com qualidade, é praticamente impossível entregá-la em três horas.
Esse hábito está diretamente ligado ao anterior e é tão importante quanto! Muitas mulheres sentem que precisam resolver tudo sozinhas, principalmente em suas vidas pessoais, mas isso não quer dizer que essa prática precisa prevalecer no trabalho. Com frequência, existem pessoas que estão dispostas a dividir o desafio com você, mas é preciso aprender a pedir ajuda.
Caso seja um colaborador que está abaixo de você na hierarquia da empresa, ele provavelmente gostará de aprender uma nova habilidade. Já se for uma pessoa que está em um cargo de chefia ou gestão, é parte do trabalho dela oferecer as condições necessárias para que você possa fazer a sua parte. Não tenha medo de falar que você precisa de apoio.
A mente precisa de descanso para funcionar bem! Por isso, tente encaixar pausas curtas durante o seu horário de trabalho. De acordo com o Método Pomodoro, um dos mais famosos para uma boa gestão de tempo, o ideal é fazer pausas de 5 minutos a cada 25 minutos trabalhados. Porém, se essa divisão não for possível, ajuste-a para a sua realidade. Mesmo que você só consiga parar depois de uma ou duas horas, ainda é melhor que nenhum descanso.
Isso não inclui, claro, o horário de almoço, que é definido pela empresa. A técnica diz respeito à sua própria gestão de tempo e tem como objetivo acalmar a mente por alguns minutos para que você consiga ter mais foco ao longo do dia. O Método Pomodoro não determina como você deve usar os cinco minutos de descanso, mas o recomendado é que você escolha algo que desacelere a correria do dia a dia corporativo, como uma pausa para o café, uma conversa com um colega ou uma meditação breve.
Seus colegas de trabalho são as pessoas com quem você passa a maior parte do seu dia. Por isso, manter uma relação saudável com eles é essencial para aliviar o estresse e a tensão que podem acumular durante a rotina. Mostre que você está aberta para conversar e oferecer apoio a quem precisa.
Tente, também, participar das celebrações e festividades que acontecem dentro da empresa, pois elas ajudam a fortalecer os laços entre os colaboradores. Você não precisa virar melhor amiga de todas as pessoas da equipe, mas é importante criar uma afinidade que permita fazer elogios e críticas construtivas quando for adequado ou necessário.
Você com certeza já deve ter visto a frase “respira, inspira, não pira” por aí! E, por mais que a rima tenha viralizado como um meme, ela não deixa de ter um fundo de verdade. É que, de acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, uma parte dos nossos neurônios é responsável por regular o equilíbrio entre a nossa respiração e a nossa atividade cerebral. Por isso, quando você está nervosa ou cansada, a sua respiração muda.
Sendo assim, faz todo o sentido que o contrário também funcione! Ou seja, é possível mudar a respiração para diminuir o estresse e o cansaço. Afinal de contas, a respiração é uma atividade parcialmente voluntária, o que significa que podemos assumir o controle sobre ela. Algumas técnicas que respiração que você pode tentar são:
Nós sabemos que nem sempre é possível largar no horário previsto. Por isso, é preciso compensar o tempo de trabalho estendido para não esgotar o corpo e a mente. Se você saiu mais tarde da empresa, permita-se fazer algo que melhore o seu humor. Pode ser pedir delivery do seu restaurante preferido, ir dormir mais cedo (ou acordar um pouco mais tarde) e até mesmo sair com os amigos.
Tome cuidado apenas para que o seu momento de descanso não acabe deixando você ainda mais cansada. Se interagir com as pessoas é uma forma de recarregar as energias, então aproveite a interação! Mas se ficar sozinha é o que você realmente precisa para relaxar, não se sinta pressionada a fazer um programa só porque ele é considerado divertido.
Lembre-se, também, de negociar as folgas com a sua empresa. Mantenha um documento com todas as horas extras que você fez durante o mês para calcular quantas horas livres você tem direito.