Acessibilidade:
Contraste:
Criança é sinônimo de curiosidade e isso, às vezes, pode significar perigo. Logo quando começam a andar, as mãozinhas agarram qualquer coisa para se apoiar. É neste instante que os pais devem ficar atentos, pois qualquer descuido pode gerar um acidente.
Eles crescem, mas o medo não passa. A correria dentro de casa e os objetos perigosos de fácil acesso passam a ser as maiores preocupações de mamães e papais vigilantes.
Como nossas mães nos diriam: “todo cuidado é pouco”. Por isso, relacionamos algumas precauções que você pode tomar para evitar que os pequenos se machuquem:
O banheiro é uma região onde a criança pode ter contato com água. Por isso, é importante evitar que as crianças pequenas entrem no banheiro sozinhas. Portas fechadas, tampas de privada baixadas e nunca deixá-las na banheira sozinhas. Um deslize é suficiente para um afogamento.
Se você guarda medicamentos no banheiro, não deixe em um local de fácil acesso dentro do armário. Dê preferência a prateleiras localizadas no alto e em recipientes lacrados, que impeça os filhos pequenos de abri-los.
Muitas vezes, a sala é entrada da casa e pode dar acesso ao elevador e escadas, para a garagem e até mesmo para a rua, por isso, mantenha a porta sempre fechada. O mesmo vale para a janela, que é um dos pontos críticos de uma casa ou apartamento. O ideal é colocar redes protetoras nas janelas e sacadas de apartamentos e, mesmo assim, ficar o tempo todo atento. Escadas e balaústres devem estar protegidos também, impedindo o acesso dos pequenos aos outros andares da casa.
Cuidado com toalhas de mesa mais longas, que podem ser puxadas e trazer tudo que está sobre a mesa para cima da criança; o mesmo vale para as cortinas. Tapetes são os grandes causadores de tropeções e tombos nas salas, por isso, é importante o antiderrapante nas bordas para garantir mais aderência com o chão.
Esse é um lugar de objetos pontiagudos e de alta temperatura. Nesse caso, é importante não deixar a criança sozinha em momento algum. De qualquer forma, é importante se resguardar para qualquer situação.
Cuidado com cabos de panelas sobre o fogão, que podem provocar queimaduras. Fique atento para que eles sempre estejam virados para dentro. Sacos plásticos podem causar asfixia e devem estar em local de difícil alcance. O mesmo vale para os produtos de limpeza ou produtos tóxicos.
Uma pequena queda de uma cama pode provocar um acidente. No caso das crianças menores, é importante que tenha alguém por perto durante o período do sono.
O posicionamento dos móveis também pode ajudar a evitar quedas. Você pode usar pequenas grades acopladas à beira da cama e posicionar estantes mais pesadas ao lado da cabeceira.
Os pais devem ficar atentos com fios elétricos de qualquer tipo de equipamento, que são capazes de provocar choques.
Procure sempre por objetos pequenos que estejam disponíveis e de fácil alcance, mesmo que pareçam inofensivos e guarde-os em locais adequados. A criança, quase que instintivamente, leva tudo à boca. Moedas, grampos, pregos, tampas de canetas, brinquedos pequenos, qualquer objeto pode representar uma ameaça.
Cuidado com baldes, bacias ou recipientes com líquidos, principalmente água, porque qualquer descuido com o objeto pode ser prejudicial.
Tenha um mês ou vinte e um anos de idade, o zelo dos pais é sempre igual, mas em caso de emergência, procure ajuda profissional e ligue para o Corpo de Bombeiros: 193 ou para o SAMU: 192.
O Residência Mais Segura é um programa do Porto Seguro Residência, que tem como objetivo levar informação ao público, atuando na prevenção de acidentes domésticos, principalmente com crianças e idosos, e oferecendo dicas de sustentabilidade e de proteção ao imóvel.