Acessibilidade:
Contraste:
Seja você o tipo de folião que gosta de pular Carnaval da maneira mais tradicional ou o que prefere uma festinha na praia, o Brasil tem destinos que agradam todos os perfis nos dias de festa. Vem encontrar o seu preferido neste post!
Pessoas com as mais divertidas fantasias por todos os lados, carros decorados, músicas animadas, a cidade inteira colorida. Estamos falando do Carnaval, a maior festa do Brasil, tão grande que é, inclusive, celebrada em outros países. São 4 dias para dançar até cansar e, para quem gosta de agito, quanto mais animado o local, melhor, não é verdade?
Por isso, muitas pessoas preferem encontrar lugares para viajar no Carnaval e aproveitar da maneira mais intensa possível. Se esse é o seu objetivo, está no lugar certo! Preparamos uma lista com os destinos mais badalados do período para quem você viva tudo o que o Carnaval tem de melhor. Prepare o seu abadá e venha dar uma olhada!
Para os foliões que gostam de aproveitar ao máximo essa festa, o Rio de Janeiro é um dos melhores lugares para viajar no Carnaval. Os desfiles das escolas de samba são o ponto alto das comemorações cariocas. Eles costumam ser transmitidos pela TV para o Brasil todo, mas ver os carros alegóricos e as fantasias de perto é muito mais emocionante. Há também bloquinhos por todos os lados para acompanhar.
Se você não gosta de muvuca, o ideal é fugir das regiões centrais, que ficam lotadas de pessoas do metrô ao trânsito. Nesse caso, prefira passar as festividades nas praias e aproveitar para visitar atrações populares, como o Pão de Açúcar e o Cristo Redentor.
Agora, se o que você procura mesmo é festa, vale a pena acompanhar os bloquinhos mais populares, como o Suvaco de Cristo, Banda de Ipanema e o Cordão do Bola Preta.
O Carnaval paulista, apesar de um pouco menos agitado, se parece bastante com o do Rio. Isso faz com que esse seja o destino ideal para quem deseja curtir em um lugar mais calmo. Em São Paulo, também há desfiles de escolas de samba no Sambódromo do Anhembi.
O interessante é que a cada ano o Carnaval da cidade cresce um pouco, com cada vez mais blocos com diversos temas nas ruas para os foliões acompanharem.
Entre os bloquinhos mais famosos da cidade, alguns dos que você não pode deixar de conhecer incluem Acadêmicos do Baixo Augusta, Monobloco, Casa Comigo e Navio Pirata com BaianaSystem.
Recife e Olinda são dois destinos muito requisitados quando o assunto é pular Carnaval com bastante animação. O diferencial dos dois destinos está justamente na forma como a festa é comemorada.
O Carnaval pernambucano tem muitas influências da cultura de povos indígenas e africanos, o que o torna muito diferente das comemorações de outros estados. Ainda que haja ritmos tradicionais, como o samba e as marchinhas, o destaque vai para o maracatu e o frevo, que são dançados com animação.
Em Recife, é possível acompanhar festividades com temáticas bem diferentes, como a Noite dos Tambores Silenciosos, feita em homenagem aos escravos africanos.
Olinda, por sua vez, dá palco para os gigantes bonecos de Olinda, que animam os foliões sem perder a tradicionalidade das festas de Pernambuco. Se você quer aproveitar a viagem para passear, saiba que a cidade é especialista em turismo, tendo, inclusive, sido tombada como Patrimônio Histórico pela UNESCO. Coisas para ver por lá não vão faltar.
Os bloquinhos mais famosos nessas cidades incluem o Homem da Meia-Noite, Ceroula, Galo da Madrugada e Eu Acho é Pouco. Considere colocar pelo menos um deles no seu roteiro carnavalesco por Pernambuco para viver o Carnaval do estado como ele deve ser vivido!
A Bahia é autoridade quando o assunto é Carnaval. Por lá, a festa é tão querida que dura praticamente o verão inteiro. Diversos artistas, principalmente cantores de axé, agitam os foliões nos circuitos mais famosos da cidade.
Se o seu objetivo é conhecer os pontos turísticos durante o período de Carnaval, talvez esse não seja o melhor destino. Isso porque a maior parte das atrações fecha nos dias de folia.
Mas para quem quer pular até cansar, opções não faltam. Você pode acompanhar os blocos do chão mesmo ou comprar um abadá (fantasia de carnaval), que dá direito a andar no trio elétrico por todo o percurso que ele fará no dia da sua compra.
O Pelourinho é o ponto alto da cidade, já que é lá que as comemorações se concentram e da maneira mais tradicional possível.
Alguns dos maiores bloquinhos da cidade são o Bloco de Olodum, Bloco Coruja e Bloco Eva. Vá preparado, pois eles duram bastante e atraem multidões.
A festa de Manaus é um pouco menos popular do que a de outros lugares, mas animação tem de sobra. O destaque da cidade amazonense é a temática folclórica, com o Carnaboi. Trata-se de uma comemoração voltada para o Boi-bumbá, uma das maiores tradições da região norte.
A lenda tem diversas versões, mas o enredo gira em torno de um boi que, após ser sacrificado, é ressuscitado e a comunidade celebra o acontecido. Durante o Carnaval, essa história é encenada por lá, sendo que para representar o boi, uma pessoa, chamada de miolo, utiliza a icônica fantasia.
Para os foliões manauenses e turistas, os blocos mais queridinhos são o Banda da Bica, Galo de Manaus, Cauxi Eletrizado e Eu Sozinho. Você vai querer conhecer!
Assim como São Paulo, Belo Horizonte tem comemorações de Carnaval que, apesar de um pouco mais tímidas, se superam a cada ano. Inclusive, a festa por lá começa com um mês de antecedência. Para os ansiosos, é um ótimo destino para começar a folia mais cedo.
Você vai encontrar muitos blocos com as mais variadas temáticas pelas ruas da capital mineira. Aliás, muitos são bastante famosos, como o Baianas Ozadas, o Baianeiros e o Beiço do Wando.
Na lista das regiões para quem prefere um misto de agito com calmaria está a Praia de Pipa, no Rio Grande do Norte. O Carnaval por lá é único, nada parecido com os outros. Enquanto os demais estados têm como foco a cultura popular, em Pipa a ideia é aproveitar nos bares e baladas da região.
Mas não se preocupe! Você certamente vai encontrar alguns bloquinhos pelas ruas para matar a vontade de pular da forma tradicional. Os mais populares são o Bloco do Sagui, Bloco BiruLAYbe e Bonde do Dandão.
Viver em um país plural é ter a oportunidade de aproveitar a mesma festa de maneiras diferentes. Agora que você já conhece os melhores lugares para viajar no Carnaval e curtir a folia, vale salientar: viaje com segurança.
Ninguém está livre de imprevistos, principalmente estando longe de casa, quando eles podem ser um problema ainda maior. Por isso, antes de arrumar as malas, faça um seguro viagem.
Ele é a sua garantia de proteção para diversas situações, desde cancelamento de voos até emergências médicas. E sim, ainda que o seu destino esteja dentro do Brasil você pode fazer um seguro e contar com todas as facilidades que ele oferece.
Na Porto Seguro, o seu seguro pode ser personalizado com as coberturas que mais fazem sentido para você. Além disso, quem viaja protegido pela Porto Seguro tem acesso a diversos benefícios, como:
Contrate o Seguro Viagem da Porto Seguro online e em poucos passos!
Já fez o seu seguro, está com as passagens nas mãos e não vê a hora de começar a festejar? Antes, descubra quais são os principais perrengues aos quais os foliões estão sujeitos no Carnaval e saiba como driblar qualquer saia justa para aproveitar as festas despreocupado.
Leia também: